Planejamento estratégico de negócios

APRESENTAÇÃO
 
O curso Planejamento Estratégico de Negócios visa dar aos participantes as ferramentas necessárias para o entendimento de seu mundo de negócios, em constante mutação, afetado não apenas pelo seu mercado, mas também por Macro Variáveis de seu país e do mundo globalizado em que vivemos. A partir desse conhecimento, montar estratégias competitivas de sucesso que assegurem de forma sustentável a sobrevivência no curto, no médio e no longo prazo de sua empresa, seja ela pequena, média ou grande.
 
METODOLOGIA
 
Será eminentemente participativa, com análise de casos, onde os alunos escolherão uma empresa real e construirão em grupo, juntamente com o professor, um Projeto de Planejamento Estratégico.
 
A QUEM SE DESTINA
 
A empreendedores, a profissionais liberais, a executivos e colaboradores chave da empresa que estejam interessados em participar da formulação estratégica do seu negócio, bem como ampliar seus conhecimentos através de importante modelo de Planejamento Estratégico e como implementá-lo.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 
1ª parte:Introdução conceitual, Globalização e seus impactos no Planejamento Estratégico das Organizações, Um Olhar Histórico sobre as Organizações, Levantamento dos Produtos, Serviços e respectivos Clientes.
 
2ª parte:Direcionadores Estratégicos: Missão, Valores e Visão de Futuro.
 
Missão: Quem somos, o que fazemos. Porque existimos. Inspirador.
Valores: Em que acreditamos, o que representamos (simbolizamos).
Visão de Futuro: Desenvolvimento da Visão de Futuro. Para onde iremos, como gostaríamos que fosse o futuro no Horizonte de Tempo Estratégico.
 
3ª parte:Diagnóstico, Questões Relevantes e Análise SWOT:
 
     .Ambiente Externo: Cinco Forças de Porter, Análise PESTEL (Político, Econômico, Tecnológico, Meio Ambiente, Legal), Cenários (conceito e análise), Outros relevantes.
 
     .Ambiente Interno: PF (Pontos Fortes) e PM (Pontos A Melhorar ou Fracos).  Sou PF ou PM em que? Competências Chave. Core Business (Novos Produtos, Novos Negócios, Novos Segmentos de Clientes, Novos Canais, Expansão, Integração). Cadeia de Valor.
 
       .Ameaças e Oportunidades: Tendências com conseqüências positivas ou negativas para a empresa.
 
4ª parte:Elaboração das Estratégias Competitivas;
 
. Onde Atuar: Portfólio de Oportunidades.
 
. Quem Atender: Segmentos de Mercado.
 
. O que oferecer: Proposta de Valor.
 
. Como oferecer: Modelo de Negócios.
 
5ª parte:Planos de Ação. A partir das Estratégias Competitivas, para obtermos resultados, seguimos os seguintes passos:
 
. Objetivos Estratégicos Quantificáveis.
 
. Indicadores: estabelecer indicadores para cada objetivo estratégico.
 
. Meta: estabelecer metas para os indicadores.
 
. Planos de Ação: ferramenta que vai levar-nos a atingir nossas metas e nossas Estratégias Competitivas.
 
CV CONSULTOR:
 
Engenheiro José Paulo Gonçalves Silva: Engo. Mecânico pela Mauá, MBA FGV, PDE Fundação Dom Cabral, Programa de Desarollo de Ejecutivos Industriales pela Universidad Austral, Argentina, Empreendedorismo pelo Babson Executive Education, Boston, USA. 45 anos de experiência profissional em múltiplos mercados e processos em cargos operacionais, gerenciais e de diretoria. 10 anos de experiência em consultoria e treinamento em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios.